terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cometa ISON - será o nosso presente de Natal deste ano!

O que você vai fazer no dia 26 de dezembro de 2013?

Sei que ainda está looonge, mas o tempo passa rápido e num piscar de olhos estaremos novamente em Dezembro...

Mas ao invés de piscar os olhos, olhe para cima... lá para o céu, que você irá receber seu presente de Natal: um Cometa!

Você sabe o que é um cometa?
Cometas são compostos do material (aglomerado de poeira e, principalmente, gelo) que sobrou da formação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos. Quando eles se aproximam do Sol, o gelo derrete para formar longas cabeleiras - a causa.

Batizado de Cometa ISON - foi descoberto em 2012 por astrônomos russos do observatório ISON, no Cáucaso. Ele ainda está longe da Terra, além da órbita de Júpiter, mas será visível a partir de julho por telescópios e outubro poderá ser visto a olho nu.

De acordo com estes astrônomos o ISON poderá ser o cometa mais brilhante já avistado pela civilização. No dia 26 de dezembro ele atingirá a sua maior aproximação da Terra, 63 milhões de quilômetros, um terço da distância daqui ao sol.

Quem perder este evento terá de aguardar 10 mil anos até a próxima visita.



"Este cometa poderá ser tão brilhante quando a lua cheia" - diz o astrofísico Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos.

O cometa mais brilhante do século XX foi o Ikeya-Seki, de 1965.

O brilho atual do ISON decorre de seu gelo, que é livre de impurezas e, portanto, reflete bem a luz solar. Sua cauda poderá se estender por metade do céu. Assim, seria visto em todos os continentes.

Ainda de acordo com Gustavo Rojas - "É comum os astrônomos esperarem brilho intenso, e isso não acontecer". Ele afirma isto porque o brilho presente não é garantia de brilho futuro, ou seja, se o gelo da superfície, ao derreter perto do Sol, revelar camadas inferiores de gelo mais escuro, o brilho será menor.


CURIOSIDADES:
Quem não se lembra do Cometa Halley?
O Halley recebeu esse nome na passagem de 1682, quando o inglês Edmund Halley previu seu retorno em 1758, após 76 anos.
Ele também passou por aqui em 1986 e sua próxima visita será em 2061!

Em 1882 o Grande Cometa de 1882 foi talvez o mais brilhante já visto. Sua cauda chegou a ser visível mesmo à luz do dia, ao lado do Sol.

1811 - O Grande Cometa de 1811 pôde ser visto nos céus por 260 dias, um recorde, que durou até 1997, com o cometa Hale-Bopp

O Grande Cometa de 1680 foi o primeiro observado por telescópios. Sua longa cauda foi pintada em tela pelo holandês Lieve Verschuier.

12 a.C. - Alguns astrônomos acham que a "estrela de Belém" teria sido na verdade o cometa Halley, que passou alguns anos antes do nascimento de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário