quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Apego x Desapego!

De acordo com o Dicionário Aurélio, as definições são:

Apego:

s.m. Sentimento de afeição, de simpatia por alguém ou alguma coisa: apego excessivo às honrarias.

Desapego:

s.m. Falta de apego; desafeição, desamor; desinteresse

Li uma história de uma família que se mudou do Chile para o Brasil e eles resolveram vender tudo: cama, mesa, sala de jantar, louças, sofá, utensílios domésticos, em fim, tudo!

Foi uma das melhores experiências de vida para este casal, pois eles conseguiram vender tudo. Porém trouxeram para o Brasil as coisas mais importantes: que foram as lembranças e os amigos.

O que eu percebo no mundo em que vivemos hoje é que as pessoas ( logicamente, sem generalizar ) estão invertendo as ordens do que realmente importa com o que não.

A importância de se ter um carro importado, viagens internacionais todos os anos, casas.... estão no lugar do que deveria ser relevante: relacionamento ( seja profissional, amoroso, familiar ), amor e respeito com o próximo, são alguns exemplos do que, para mim, deveriam estar em primeiro lugar.

Acredito que se as coisas estão aí, são para serem compradas, usadas e aproveitadas, sim! Somos seres humanos e gostamos de ter e possuir coisas boas e caras. Gostamos de nos exibir e deixar o outro com inveja. Isto faz bem para o ego.

Mas, até que ponto isto vale a pena?
Quando partirmos deste mundo, não importa a sua religião, lá eles não vão perguntar qual era o seu título, que carro você possuia, aonde morava... eles vão perguntar que bem você fez? Quantas lágrimas você ajudou a secar? Você era caridoso?

E caridade não é monetária, porque está é a mais fácil de todas: basta colocar a mão na carteira, tirar uma nota e dar para o mendigo ou para uma instituição de caridade.

Caridade no sentido maior da palavra: AMOR! Acho que falta amor neste mundo. As pessoas estão muito egoístas para ajudar o próximo, para dedicar alguns minutos do seu tempo e escutar um amigo, mas sem fazer críticas ou julgamentos.

Percebo que os relacionamentos estão cada vez mais superficiais e as pessoas não tem mais paciência para dialogar, consertar, fazer dar certo.

Já ouvi muitos casais falarem: "vamos nos casar, mas se não der certo a gente se separa." Se vai casar com este pensamento, então é melhor nem casar, porque com certeza não vai dar certo! E se separar hoje está muito fácil, afinal, até pela Internet já pode se divorciar.

Como uma das consequência, isto faz com que as pessoas estejam cada vez mais solitárias. Preferem ficar atrás do computador, na segurança do ambiente conhecido, do que sair e conversar olho no olho, cara a cara. 

Se a pessoa com quem estou "teclando" falar alguma coisa e eu não gostar, simplesmente falo que preciso sair e desligo o micro. Não preciso encarar e nem resolver o problema. Mas, se estou de frente com a pessoa, é muito mais difícil ir embora, precisaria ficar e conversar sobre o assunto.

Se nós não temos interesse em conhecer de verdade nossos pais e irmãos, como podemos nos entregar a um relacionamento profundo e verdadeiro?

Quem já perguntou para o próprio pai ou mãe, qual foi a melhor experiência de vida que eles tiveram? Qual foi a melhor viagem? As piores coisas que já aconteceram com eles?

É mais fácil eu me apegar a uma roupa, que se eu tenho que doar, parece que vou morer... do que a uma pessoa de verdade.

Gostaria de deixar duas frases para refletirmos:

- "Felicidade não é o destino e sim a viagem"
- "Só possuímos na vida o que dela pudermos levar ao partirmos"

E você, se apega mais ao material ou ao pessoal?

A sua escolha hoje, terá um preço a ser pago amanhã. Este preço pode ser bom ou ruim, vai depender de você!







 

Por que rimos quando alguém cai ou se machuca?


Ontem a noite a minha filha tropeçou em um fio e acabou batendo a cabeça na batente da porta. A minha primeira reação foi a de rir. Mas, Graças a Deus, eu consegui segurar o riso e ela se envolveu em meus braços e começou a chorar.

Foi quando eu me fiz as seguintes perguntas:
Por que damos risada quando alguém cai ou se machuca?
Por que algumas pessoas riem tanto com as video-cassetadas e outras não?
Será que existe alguma explicação científica para isto?

Dizem os especialistas que quando uma pessoa cai no chão, não tem graça nenhuma. Mesmo assim damos risada, mesmo sabendo que não tem graça.

Alguns especialistas dizem que quando uma pessoa cai no chão, nós rimos ou pelo menos sentimos vontade de rir dela por alívio de não ter sido a gente que caiu. De tanto alívio a gente ri.

Outros dizem que o inesperado faz a gente rir, quando a pessoa cai no chão de repente, a surpresa é engraçada.

Já outros defendem a tese de que quando uma pessoa cai no chão, nós rimos porque nos sentimos superiores a ela. É como se a gente pensasse:
-Que tonto, caiu no chão!
Se eu o chamo de tonto é porque eu sou inteligente então, automaticamente eu estou me valorizando, me sentindo superior a esta pessoa. Esse sentimento de superioridade nos faz rir de felicidade. É como se a gente se sentisse bem ao ver o outro se dar mal.

Segue abaixo um trecho da explicação dada por William Fry, psiquiatra e pesquisador do riso, da Universidade de Stanford. ( Publicação da revista Scientific American Brasil )
"Cada pessoa desenvolve um tipo de senso de humor e a predileção de cada um é ligeiramente diferente.” Mas certos aspectos fundamentais do humor ajudam a explicar porque um passo em falso pode despertar o riso.
O primeiro requisito é o “jogo da situação” quando um evento da vida real é colocado em um contexto de pouca seriedade, deixando espaço para uma reação psicológica atípica. A forma como o jogo da situação é encarada explica porque a maioria das pessoas não acha engraçado alguém cair de um prédio de dez andares e morrer: Nesse caso, a agonia da pessoa que cai impede que uma situação de pouca seriedade se estabeleça. Mas se uma mulher andando normalmente pela rua tropeça e cai, o jogo da situação pode se estabelecer e o observador achar o fato divertido.

Outra característica fundamental é a incongruência de uma situação, que pode ser interpretada como uma relação improvável ou contraditória entre a parte final e o contexto de experiência.

Os tombos são uma incongruência no decorrer da vida, por serem inesperados. Dessa forma, apesar de nossa reação inata de empatia a percepção da incongruência pode ser mais forte, uma vez que uma queda cria uma distorção da situação e a hilaridade logo aparece.

O jogo da situação e as incongruências são conceitos psicológicos; só recentemente a neurobiologia começou a estudá-los. No início dos anos 90 a descoberta de neurônios-espelho levou a um novo caminho para entender o lado da incongruência no humor. Quando caímos fazemos movimentos desconexos, tentando recuperar o equilíbrio e procurando um apoio em nós mesmos. Os neurônios do nosso cérebro controlam esses movimentos. Mas quando observamos outra pessoa tropeçar alguns de nossos neurônios agem com se fossemos nós a pessoa em queda – nossos neurônios-espelho reproduzem os padrões de atividade do cérebro da pessoa que está caindo. 

Minha hipótese a respeito da importância desse mecanismo para explicar o riso é que o cérebro do observador “sente as cócegas” feitas por aquele “fantasma” neurológico. O observador experimenta um estímulo inconsciente que reforça a percepção da incongruência."

Qual é a sua reação? Você dá risada ou não?

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Por que usamos a aliança no dedo anelar?

Apesar de eu nunca ter parado para pensar qual o motivo das pessoas usarem a aliança no quarto dedo, fui atrás desta informação e achei um filme bem legal!
Não sei se a explicação é verdadeira, ou se não passa de uma historinha romântica para justificar o que não tem justificativa, mas é interessante!

Façam o teste conforme as instruções, dá certinho!
Os chineses tem uma explicacão muito boa:

"O polegar representa seus pais, o indicador represente os irmãos, o dedo médio representa você mesmo, o anelar representa seu companheiro e o dedo mínimo representa seus filhos.
Una os dedos pelas pontas, exceto os dedos do meio, que deverão estar dobrados um de frente para o outro. Agora tente separar os dedos.
O polegares podem ser separados, eles indicam seus pais; você não viverá com eles o resto de sua vida.
Os indicadores separam-se facilmente; os irmãos e irmãs um dia também vão se separar de você, pois terão sua própria família
Os dedos mínimos também podem ser separados indicam seus filhos que tabém irão crescer e casar.
Finalmente, tente separar os dedos anelares.
EU NÃO CONSEGUI!
Eles representam seu companheiro ou sua companheira.
Significa que marido e mulher devem viver juntos o resto da vida.”
Muito bom… Só não vale roubar para poder casar de novo… rs
E aí, conseguiram fazer??? Vejam o vídeo auto-explicativo:

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Que tipo de programa de televisão você assiste?

Recebi este e-mail e resolvi copiar no meu blog, para que vocês possam ler.
Eu acredito no poder que os programas de televisão tem para nos influenciar, seja de forma positiva ou negativa.

Se não concordam, acho que pelo menos vale a pena ler.... e refletir.




BIG BROTHER BRASIL: Sintonia Umbralina
A entidade que estimula o estudo e aplica pedagogias de ensino adequadas às idades das pessoas é uma escola. As academias têm o costume de promover o preparo físico; as igrejas, templos, centros espíritas e espiritualistas aconselham e orientam práticas para a ligação com a divindade. Então, eu pergunto: o que é algo que estimula a vaidade, a superficialidade, o sexo e o consumo de bebidas alcoólicas?

Pense em um propósito maior, em uma noção mais ampla: qual seria o objetivo de um programa de TV - exibido em um dos países do mundo que mais se assiste televisão - em estimular as brigas, disputas, batalhas emocionais, guerras de vaidades e muita, mas muita deturpação de valores morais? Seria um objetivo elevado e de moral superior?
Óbvio que não!

Estamos falando de uma programação que estimula em 90% dos casos, a elevação de emoções, pensamentos e sentimentos negativos, de baixo calão, portanto, distanciados dos valores espirituais sublimes e do amor universal.

Até esse momento, eu estou expressando a minha simples opinião pessoal, pois sinceramente acredito que o Big Brother Brasil não estimula, não inspira e nem incentiva qualquer tipo de valor que deva ser aproveitado ou que gere benefícios humanitários.

Nunca tive vontade de escrever sobre o assunto, até mesmo para não dar mais força a ele, pois quanto mais falamos, mais tornamos visíveis, então, por prática pessoal, aquilo que não quero que exista mais, sinceramente decido não falar, entretanto, depois de uma orientação espiritual que recebi, decidi que relataria o ocorrido em um texto. Vamos ao ocorrido.

Era uma terça-feira, eu estava sentado na cadeira da sala, usando o computador que estava sobre a mesa redonda. No outro ambiente ao lado, deixei a TV ligada, mas eu não estava assistindo nada. Para ser mais objetivo, acabei deixando o aparelho ligado por puro descaso, entretanto, era possível ouvir toda a programação dali da mesa em que eu estava.
Continuei concentrado na minha tarefa em frente ao computador, quando foi possível ouvir o início do referido programa.

Não me importei com nada e continuei concentrado na minha tarefa, sem me interessar pelo programa que se iniciava. Neste momento, surgiu ao meu lado a presença extrafísica (em espírito) de Antônio. Trata-se de um amparador que aparenta um professor Grego, um pouco mais de 1,80m de altura, cabelos negros e volumosos, roupas brancas feitas à moda grega antiga.

Ele se aproximou de mim e disse:

"Esse programa atingiu o seu ápice no que tange à formação de um psiquismo espesso e denso. Agora que por vários anos uma atmosfera de discórdia, sexo, promiscuidade, vaidades excessivas se cristalizaram ao redor desse acontecimento, o plano denso facilmente encontrou condições de utilizar este programa como um irradiador de densidades para todos os seus expectadores.
São muitos anos de brigas, intrigas, sexualidade desvairada e desinteresse por valores mais elevados, o que constrói uma nuvem negra de fluidos maléficos. Ao sintonizar-se com esse acontecimento, o expectador recebe uma volumosa carga de fluídos densos que é engenhosamente manipulada por especialistas das sombras, para que os seus lares sejam lentamente densificados, em especia, pela ressonância mórfica da compreensão do programa e da falta de vínculos espirituais mais fortes por parte de todos que se prendem a essa rotina.
A ignorância cobra o seu preço. A massa de expectadores nem imagina que uma simples sintonia com um programa de TV pode trazer tantas influências negativas aos seus lares, pois não compreendem algumas leis naturais que só podem ser entendidas por seres abertos aos movimentos cósmicos mais sutis.

No plano espiritual, os mensageiros da luz nada podem fazer senão alertar para o fato de que a ligação com valores espirituais é o melhor caminho para uma vida de bem e amor. "Semelhante atrai semelhante" quer dizer que a força que você segue torna-se o seu manancial. Embora a humanidade já tenha conhecimento dos exemplos de grandes seres de luz que já passaram por aqui, bem como já esteja banhada por muito conhecimento universal, são os instintos primitivos que reinam com maior preponderância em relação aos valores espirituais.
Tecnicamente falando, quando um expectador se conecta ao referido programa por vários dias em seguida, e ainda se envolve emocionalmente com os seus acontecimentos, ele começa a formar em seu ambiente e em seu corpo espiritual, formas-pensamento exatamente semelhantes as que estão pairando sobre o local físico da casa onde se reúnem os integrantes do programa televisivo. Depois da formação dessa energia chamada forma-pensamento, o que está lá dentro da casa também estará na aura da pessoa expectadora, pois, em um processo de simbiose natural, as formas-pensamento tornar-se-ão entidades vivas agindo como organismos pensantes e pulsantes.

A considerar que a humanidade como um todo tem enormes desafios no que tange a busca da angelitude de suas almas, e que essa caminhada ainda mostra-se muito longa, é de tal modo, sensato analisar que a hipótese de abandonar o hábito de sintonizar-se com tais programas seja uma alternativa saudável.
As forças negativas que convergem na direção dos expectadores são potencializadas por entidades escurecidas, habitantes de atmosferas sub-umbralinas, muitíssimo interessadas na decadência da raça humana. E, por último, é pertinente evidenciar que tais forças extrafísicas malignas têm como prática a utilização de acontecimentos populares de baixa moral, para a impregnação em massa de estímulos primitivos".

Depois de finalizar sua explicação, da mesma forma que chegou, Antônio olhou para mim e serenamente se despediu.
Fiquei completamente absorto em minhas reflexões. Logo depois de alguns segundos, corri na TV e a desliguei. Em seguida, coloquei o cd do Krishna Das, ouvi mantras por duas horas, em seguida, enquanto terminava minhas tarefas daquela noite.

Como escritor, ora inspirado pelos amigos extrafísicos, ora estimulado por meu próprio querer, peço a você, leitor, que caso não concorde com uma só palavra que aqui foi dita, que não me critique, apenas me ignore e pronto! Eu não quero me promover, não quero aparecer, apenas faço o que faço pois sou estimulado por um chamado interno, então, não tenho o objetivo de obrigar ninguém a nada. Gosto da reflexão, gosto do " filosofar"! Então, aí está, um tema bastante polêmico para você refletir e filosofar. Será que o que está escrito nessas linhas é um completo absurdo, que seu escritor é um perfeito lunático ou o conteúdo exposto deve ser analisado com respeito e seriedade?
A decisão é sua. A minha eu tomei de apresentar o que me foi passado.

Bruno é co-fundador do portal Luz da Serra, conheça: www.luzdaserra.com.br

domingo, 17 de fevereiro de 2013

E o Oscar vai para ......

Dia 24 de fevereiro, em Los Angeles, acontecerá mais uma vez a cerimônia do Oscar.

Infelizmente o longa brasileiro inscrito para concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, "O palhaço", de Selton Mello, já está fora da disputa desde o dia 21 de dezembro, quando foi divulgada uma lista de nove pré-selecionados para a categoria.

Lincoln

O principal concorrente deste ano é "Lincoln", de Steven Spielberg, que disputa em 12 categorias, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator, para Daniel Day-Lewis. Em seguida, vem "As aventuras de Pi", de Ang Lee, com 11.

Veja abaixo a lista de indicados:

Filme
"Indomável sonhadora"
"O lado bom da vida"
"A hora mais escura"
"Lincoln"
"Os Miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Amor"
"Django livre"
"Argo"

Diretor
Michael Haneke ("Amor")
Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
Ang Lee ("As aventuras de Pi")
Steven Spielberg ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida)

Ator
Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Denzel Washington ("Voo")
Hugh Jackman ("Os miseráveis")
Bradley Cooper ("O lado bom da vida")
Joaquin Phoenix ("O mestre")
Atriz
Naomi Watts ("O impossível")
Jessica Chastain ("A hora mais escura")
Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")
Emmanuelle Riva ("Amor")
Quvenzhané Wallis ("Indomável sonhadora")
Ator coadjuvante
Christoph Waltz ("Django livre")
Philip Seymour-Hoffman ("O mestre")
Robert De Niro ("O lado bom da vida")
Tommy Lee Jones ("Lincoln")
Alan Arkin ("Argo")

Atriz coadjuvanteSally Field ("Lincoln")
Anne Hathaway ("Os miseráveis")
Jacki Weaver ("O lado bom da vida")
Helen Hunt ("The sessions")
Amy Adams ("O mestre")
Filme estrangeiro
"Amor" (Áustria)
"No" (Chile)
"War witch" (Canadá)
"O amante da rainha" (Dinamarca)
"Kon-tiki" (Noruega)

Roteiro original
Michael Haneke ("Amor")
Quentin Tarantino ("Django livre")
John Gatins ("Voo")
Wes Anderson e Roman Coppola ("Moonrise kingdom")
Mark Boal ("A hora mais escura")

Roteiro adaptado
Chris Terrio ("Argo")
Lucy Alibar e Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
David Magee ("As aventuras de Pi")
Tony Kushner ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida")
Animação
"Valente"
"Frankenweenie"
"ParaNorman"
"Piratas pirados!"
"Detona Ralph"

Documentário em longa-metragem
"5 broken cameras"
"The gatekeepers"
"How to survive a plague"
"The invisible war"
"Searching for a sugar man"

Documentário em curta-metragem"Inocente"
"Kings point"
"Mondays at Racine"
"Open heart"
"Redemption"
Fotografia
"Anna Karenina"
"Django livre"
"As aventuras de Pi"
"Lincoln"
"007 – Operação Skyfall"

Edição
"Argo"
"A vida de Pi"
"Lincoln"
"A hora mais escura"
"O lado bom da vida"
Trilha sonora original
Dario Marianelli ("Anna Karenina")
Alexandre Desplat ("Argo")
Mychael Danna ("As aventuras de Pi")
John Williams ("Lincoln")
Thomas Newman ("007 – Operação Skyfall")

Canção original
"Before my time", de "Chasing ice" – J. Ralph (música e letra)
"Everybody needs a best friend", de "Ted" – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)
"Pi's lullaby", de "As aventuras de Pi" – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)
"Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra)
"Suddenly", de "Os miseráveis" – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra)

Efeitos visuais"O hobbit: Uma jornada inesperada"
"As aventuras de Pi"
"Os vingadores"
"Prometheus"
"Branca de Neve e o caçador"

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Asteroide....Meteoritos.... O que virá depois?

Tivemos hoje na Terra dois eventos distintos, mas ambos muito interessantes para nossa história.

O primeiro evento, foi um meteorito que caiu em Tcheliabinsk, nos Montes Urais, no centro da Rússia.  O impacto ocorreu às 9h20, horário local (1h20 em Brasília). De acordo com a Nasa, ele tinha 15 metros de diâmetro antes de atingir a atmosfera da Terra, um terço do tamanho do asteroide DA14. O rastro luminoso do meteoro ficou visível por cerca de 30 segundos e foi mais brilhante do que o Sol.

O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.

                         Rastro deixado pelo meteorito é visto no céu de Chelyabinsk, na Rússia

Não foram relatadas mortes em consequência do meteorito, mas o número de feridos é conflitante. A chefe do departamento de Saúde de Chelyabinsk Marina Moskvicheva disse à agência Associated Pess que 985 pessoas em sua cidade procuraram assistência médica e 43 estavam hospitalizadas.

Entretanto, uma fonte ouvida pela rede britânica BBC afirma que o número de pessoas que procuraram assistência para os ferimentos foi de 950 e destas, 46 permaneciam no hospital.
Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.

"Houve pânico. As pessoas não faziam ideia do que estava acontecendo. Todo mundo começou a ir um na casa do outro para checar se estava tudo bem", disse Sergey Hametov, residente de Chelyabinsk, cerca de 1,5 mil km a leste de Moscou, a maior cidade afetada da região. "Vimos uma grande bola de luz quando saímos para ver o que era e ouvimos um som forte de trovão."
O segundo evento foi um Asteróide, batizado de Asteróide 2012 DA14.

Telescópio da Argentina capturou uma imagem do asteroide (o ponto branco no meio da imagem) em um dos locais mais próximos de sua passagem pela Terra

A Agência Espacial Europeia divulgou um comunicado informando que o meteorito que atingiu a região russa, não tem nenhuma relação com o asteroide 2012 DA14, que passou pela Terra nesta sexta-feira, uma vez que as trajetórias de ambos são diferentes.

De acordo com informações da Nasa, ainda estão sendo coletados dados sobre o meteorito, mas ele estaria viajando do norte para o sul, enquanto o asteroide DA14 faz sua trajetória do sul para o norte.

Segundo Rainer Krefken, engenheiro de instalações de satélites de pesquisa da ESA, a queda do meteorito não poderia ser prevista com as técnicas disponíveis na atualidade. A queda de meteoritos é um fenômeno que ocorre cerca de uma vez ao ano, mas normalmente passa despercebido porque costuma ocorrer no deserto ou outras áreas não povoadas.  

Às 17h24 do horário de Brasília, o asteróide atingiu o ponto mais próximo ao planeta, tornando-se o primeiro objeto cósmico a passar mais perto da Terra desde que esse tipo de medição começou a ser feita, embora suficientemente longe para que não tivesse nenhuma conseqüência, segundo os especialistas.

A distância mínima foi atingida quando o corpo celeste, de 130 mil toneladas, estava na direção do Oceano Índico, perto da Ilha de Sumatra, na Indonésia, e será possível vê-lo com ajuda de instrumentos em partes da Ásia, Oceania, Europa e África

O visitante celestial foi descoberto no ano passado por um grupo de astrônomos amadores da Espanha.,

Astrônomos afirmaram que não havia chance de o asteroide colidir com a Terra, mas caso isto acontecesse, liberaria cerca de 2,5 megatoneladas de energia na atmosfera. “Seria algo comparável ao impacto causado por outro objeto em Tuguska na Sibéria em 1908”, disse Donald Yeomans administrador do Programa de Objetos Próximos a Terra, da Nasa. O choque na Sibéria resultou em grande devastação em uma área de 1.200 quilômetros quadrados.

Por passar tão perto da Terra, no entanto, o 2012 DA14 entrou no Anel Geoestacionário, área em que orbitam os satélites e a Estação Espacial Internacional. De acordo com Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, a passagem não causa interferência nos meios de comunicação, pois o corpo celeste é uma rocha pequena que não emite qualquer tipo de radiação. Entretanto, as gravidades da Terra e da Lua mudarão a órbita do asteroide, que reduzirá sua translação (órbita em torno do Sol) de aproximadamente 366 dias para menos de 320, o que deixará os encontros com o planeta mais raros.