terça-feira, 26 de março de 2013

Cólica do bebê!!! O que causa? E o que fazer?

Acredito que uma das maiores aflições dos pais seja a cólica do bebê.

Aquele choro, que muitas vezes, podem durar horas, nos deixam agoniados e não sabemos o que fazer.... remédio nenhum funciona.... que desespero!!!!

  shutterstock

Mas isto pode estar prestes a acabar.... Durante um estudo da University of Texas Health Science Center, cientistas declararam que a cura desta cólica  pode estar a um passo de ser descoberta. 

Afirmam que a cólica pode ser um resultado de uma inflamação causada por uma bactéria no intestino, uma única bactéria chamada Klebsiella.  

Os pesquisadores estão fazendo mais estudos para estabelecer se a bactéria poder ser controlada usando a "boa bactéria", e completaram que a cólica é o percussor para condições crônicas no intestino como síndrome do intestino sensível e doença no celíaco (relativo ao abdome).

Por volta de 75% de crianças saudáveis sofrem de cólica, e mais da metade dos infanticídios ocorrem nessa faixa etária. 

O professor Marc Rhodas explica que a bactéria Klebsiella é normalmente encontrada em bebês que têm cólica. "Nós acreditamos que a bactéria possa estar desencadeando uma reação inflamatória, inflamação no intestino que produz cólica nas crianças, e é estritamente comparado com os níveis em pacientes com a doença inflamatória de intestino". completa.

Quando o bebê começa a ter cólica?
A cólica costuma aparecer por volta de duas a três semanas após o nascimento (no caso de crianças prematuras, de duas a três semanas após a data prevista para o parto).

Os principais sintomas são:
- Tem crises de choro intenso, e é difícil de acalmá-lo;
- Ele encolhe as perninhas e arqueia as costas para trás, estica-se e se espreme enquanto chora;
- Ele solta puns quando chora;
- Você já o alimentou, verificou se não era frio ou calor, trocou a fralda e mesmo assim ele continua chorando;
- A barriga fica endurecida;
- O rosto fica avermelhado;
- As mãos ficam com os punhos fechados.
A cólica normalmente ataca no final da tarde e à noite. Em casos mais difíceis, o bebê chora a qualquer hora do dia. Pode ficar difícil de mamar quando ele está tão desconfortável.

Outras possíveis causas:
- O sistema nervoso do bebê ainda não amadureceu e fica sensível demais;
- O bebê sente dor porque tem dificuldade de expelir gases;
- Outra indicação é que o fumo durante a gravidez ou o convívio com alguém que fuma podem predispor a criança a ter cólica.

O que podemos fazer para tentar aliviar as cólicas?
Se você está amamentando, pode experimentar fazer algumas mudanças na sua alimentação para ver se o bebê chora menos. Uma regra simples é a seguinte: procure eliminar os alimentos que causam gases em você. Entre os alimentos que se imagina que possam causar cólica estão: leite, chocolate, brócolis, couve-flor, repolho, feijão, cebola e comidas apimentadas. 

Se seu bebê toma fórmulas, pode ser que ele tenha alguma alergia ou intolerância a um componente do leite artificial. O pediatra pode prescrever uma fórmula especial.

Até quando elas vão aparecer?
Esse mal-estar dura em média três meses, o tempo que o organismo do bebê vai amadurecer o mecanismo da digestão. Isso porque aos 3 meses o bebê completa um ciclo de 12 meses desde a fecundação, ou seja, 1 ano de vida, se contarmos a vida intra-uterina. É nessa fase que ele deixa de ser um recém-nascido. É por isso que no quarto mês, o cérebro e intestinos já se entendem melhor e as cólicas deixam de ocorrer.

Postei este vídeo que traz mais informações sobre a cólica e massagens que podem, não parar, mas amenizar o desconforto do bebê.




·                             

terça-feira, 19 de março de 2013

Que geração é essa????

Afinal, quem manda em casa? Os filhos ou os pais?

Participei de uma palestra do Dr. Maurício de Souza Lima, que é médico hebiatra e Doutor em Ciências/Pediatria, e confesso que fiquei chocada com os casos que ele contou aos pais presentes.

A palestra chamava "Infância e Adolescência no Século XXI" e a impressão que eu tive foi que os valores estão invertidos... os filhos mandam e os pais obedecem!

Um dos casos que ele compartilhou foi assim: um pai chegou no consultório dele todo aflito e queria saber qual era a opinião do Dr. Maurício, porque sua filha ia fazer aniversário. Eis o diálogo entre eles:
Pai: Minha filha vai fazer aniversário e fez duas exigências: a primeira era que a festa teria que ser na nossa casa, com muito Smirnoff e a segunda não podia ter a presença de nenhum adulto.
Dr. M. O que o Sr. acha disto?
Pai: Acho um pouco cedo para isto, e o que o Sr. acha?
Dr. M. Quantos anos ela vai fazer?
Pai: 13 anos
Dr. M.: E por que o Sr. simplesmente não diz "NÃO" para ela?
Pai: Porque eu não queria que ela ficasse frustrada.
Depois desta resposta o médico não falou mais nada...                      


Eu poderia citar outros casos, mas o que eu quero dizer é que muitos pais não conseguem estabelecer limites saudáveis para seus filhos, muitas vezes estão diretamente relacionados ao sentimento de culpa. Pais que passam o dia todo trabalhando, sentem dificuldade em dizer não às vontades dos filhos. Com isso, os desejos das crianças transformam-se facilmente em leis a que os adultos da casa se submetem praticamente sem contestar. 

Confesso que não é fácil educar, mas é nosso dever. É nossa obrigação estabelecer limites saudáveis. É nossa função instruir nossos filhos em um caminho de integridade e humanidade. E a melhor maneira de conseguirmos isso é sendo um modelo a seguir. Caso você diga ao seu filho para não mentir e, ao tocar o telefone você é o primeiro a dizer: "se for para mim, diga que não estou", tudo irá por água abaixo....

Então o que devemos fazer é dizer sempre "não" aos nossos filhos o tempo todo? Claro que não! O bom senso, com muito amor, paciência, dedicação e disciplina é a receita do sucesso. Nossas atitudes, na maioria das vezes, valem mais do que as palavras.

Num dos sites que pesquisei para escrever este post, deu um exemplo que eu achei fantástico: quem já assistiu ao filme: "A Fantástica Fábrica de Chocolate"?. Nele encontramos alguns perfis infantis interessantes: O garoto guloso, a garota extremamente competitiva, que não suporta a idéia de perder; o garoto hacker que se julga mais esperto que a maioria; o garoto pobre de ótima formação moral e a menina rica, mimada e mandona. Esta menina é um ótimo exemplo de filhos que mandam nos pais: sem limites, cheios de vontade, indisciplinados, desrespeitosos e egoístas.

Tem uma cena ótima no filme, onde esta criança quer algo é diz com voz imperativa ao pai: "Pai, eu quero isso agora!", o pai por sua vez, já nervoso pela impaciência da filha, imediatamente vai realizar o desejo dela.

É o que mais acontece hoje em dia... o pai diz sempre "sim", porque é mais fácil dizer "sim" para tudo do que falar "não" e ter que aguentar as consequências  desta palavra. Os pais geralmente estão cansados, sem paciência para educar os filhos. Mas, não podemos esquecer que estas crianças vão crescer e se tornarão adultos frustrados, porque, infelizmente, vão aprender da pior maneira: com a vida. E a vida ensina mesmo!!!

Eu sou da época em que meu pai não precisava falar uma palavra se quer, bastava uma "olhada" dele e eu já sabia que estava encrencada... Minha mãe também não me batia, ela me colocava de castigo e puxava a minha orelha. Não fiquei traumatizada e espero conseguir fazer o mesmo trabalho com a minha filha.

                                      


Outro site que eu vi, dá as seguintes dicas para que nossos filhos não sejam os "chefes" da casa:

1. Não dê valor às manhas infantis. Criança chora para obter as vantagens e percebe logo a eficiência do choro assim que os adultos resolvem atender à suas exigências somente para vê-los calados. Isso é construção de um jovem sem limites!

2. Criança deve ter hora para as coisas. Hora para banho, para dormir, para acordar, para brincar e tem que aprender que isso deve ser respeitado. Crianças que são deixadas a sua própria vontade dorme quando querem, acordam quando querem e fazem perfeitos escândalos para tomar banho quando quiserem. Deixar que isso aconteça é o mesmo que treinar o filho para controlar o lar.

3. Quem manda na casa são os pais, portanto a criança deve aprender a ouvir "não" e aceitá-lo com resignação. Pais que ficam com pena da carinha de choro e tristeza que os filhos fazem quando são pequenos se arrependerão quando eles forem adultos e os maltratarem. Dizer "não" aos filhos não é sinônimo de desamor, pelo contrário. Pai que é pai, mãe que é mãe sabe a hora certa de fazer e de negar as coisas para seus filhos, pois eles devem aprender que na vida nem tudo podemos ter, e nem por isso temos o direito de invejar quem tem.

4. Nunca prometer presentes em troca de ações dos filhos. Tem gente que promete brinquedos, doces aos filhos se esses fizerem seus deveres escolares. Isso é um absurdo! Eles tem obrigação de fazer seus deveres, e se não fizerem devem perder as regalias.

5. Com relação às escolar, procure sempre ouvir sempre a versão da outra parte, lembre-se que os filhos, por melhor que sejam, são capazes de mentir e omitir para conseguirem vantagens. A escola não tem interesse nenhum em inventar coisas sobre os alunos. Ninguém vive de fantasias num ambiente escolar, a única coisa que se espera lá é condições de trabalho decente, mas alguns alunos dificultam essas condições.

Como disse Içami Tiba: "Quem Ama, Educa"

quarta-feira, 13 de março de 2013

Jorge Mario Bergoglio - Novo Papa!



Pela primeira vez na história um cardeal Latino-Americano foi escolhido para ser o novo Papa. 

A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.

Sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana, Jorge Mario Bergoglio escolheu se chamar Papa Francisco I.

A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.


Papa Francisco acena para a multidão depois do anúncio na sacada (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Bergoglio, de 76 anos, nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, ele é um homem tímido e de poucas palavras, mas com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação. É reconhecido por seus dotes intelectuais e, dentro do episcopado argentino, é considerado um moderado.

Antes de seguir carreira religiosa, Bergoglio formou-se engenheiro químico. Escolheu depois o sacerdócio, quase uma década após perder um pulmão por uma doença respiratória e de deixar seus estudos de química, ingressando em um seminário no bairro de Villa Devoto. Em março de 1958, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, congregação religiosa dos jesuítas, fundada no século XVI.

Em sua primeira bênção, para uma Praça de São Pedro lotada de fiéis apesar da chuva, o argentino afirmou que "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo", em uma referência à sua Argentina natal.
Em tom sério, ele pediu aos cerca de 1,2 milhão de católicos do mundo para "empreender um caminho de fraternidade, de amor" e de "evangelização".

Ele também agradeceu ao seu predecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, em um gesto sem precedentes na Igreja moderna: um Papa agradecendo a um sucessor vivo.

"Rezem por mim, e nos veremos em breve", afirmou, acrescentando que, nesta quinta-feira, pretende rezar para Nossa Senhora. "Boa noite a todos e bom descanso", finalizou, na varanda da Basílica de São Pedro, sob aplausos da multidão.


Que tal fazer um voo noturno por cima da Terra?


Você já imaginou como seria voar por cima da Terra à noite?
Dá para ver as luzes das Cidades, raios em vários lugares e a parte da Aurora Boreal é simplesmente maravilhoso!!!!
A Estação Espacial Internacional (EEI), que é soma de projetos das principais agências espaciais do mundo, é um laboratório espacial em movimento que dá 15 órbitas no planeta por dia. Atualmente, ela circula em uma altura pouco elevada (340 quilômetros da Terra), o que permitiu capturar imagens fantásticas, compiladas em um vídeo com pouco mais de dois minutos.
A câmera da EEI, que mostra um voo panorâmico feito sobre o planeta à noite, captou imagens com detalhamento impressionante.
De vez em quando, as imagens recebem cortes porque o satélite se aproxima da metade da Terra iluminada pelo sol naquele momento, o que gera um clarão. No canto do vídeo, é possível observar também os painéis solares da EEI.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FG0fTKAqZ5g

MARAVILHOSO!!!!!

sexta-feira, 8 de março de 2013

CUIDADO: Radares na Ponte Cidade Universitária

Pessoal,

Este Post é apenas um alerta em relação a dois novos radares na Ponte Cidade Universitária.

Então, quem costuma passar por lá ( em ambos os sentidos ): cuidado!

Estão instalados de forma que quem olha de frente, ou até mesmo debaixo, não consegue vê-los, somente olhando para trás...



E eu só percebi a existência deles, logicamente, depois de levar DUAS multas!!!

Detalhe: AMBAS FORAM NO MESMO DIA E COM A MESMA VELOCIDADE!!!! 

Eu consegui...

Quem souber de novos radares, me avise!!!!


PARABÉNS MULHERES!!!!


Você sabe como surgiu o Dia da Mulher? 

Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, sendo que tem como origem as manifestações de grupos femininos russos por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Porém, a ideia de reservar um dia da mulher já havia aparecido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, em meio as lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
A proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos
Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque
Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.
                               Manifesto pelos direitos das mulheres
Dia da Mulher no Ocidente
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no começo do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, a data tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a comemoração caiu no esquecimento por um longo período e foi somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas do público feminino.
Algumas lindas frases para nos inspirar: 
“A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.” (Maomé)

“Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar.” (Provérbio Chinês)

“Quase sempre as mulheres fingem desprezar o que mais vivamente desejam.” (William Shakespeare)
“A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.” (Immanuel Kant)
PARABÉNS À TODAS NÓS MULHERES!!!