quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cinco maneiras de manter a saúde com a chegada do outono!

Durante o outono as mudanças bruscas de temperatura e baixa umidade do ar contribuem na proliferação de doenças causadas por vírus e transmitidas com maior facilidade por causa dos ambientes fechados ou com grande volume de pessoas. 

E não vá achando que somente as crianças estão suscetíveis às viroses, os adultos também costumam sofrer com os problemas respiratórios como asma, rinite ou gripe, que se manifestam com maior intensidade durante essa época do ano.




Durante a troca de estações as condições crônicas tornam-se mais abaladas para pacientes de bronquites asma, rinite e sinusites. 

O uso de umidificadores de ar pode amenizar as dificuldades respiratórias. É importante, também, estar atento a possíveis irritações nos olhos. Secura e coceira podem indicar um quadro de conjuntivite, comum durante o outono. Já em casos de tosse e febre por mais de cinco dias o ideal é procurar um médico.

Sem falar na nossa pele que fica bem mais ressecadas, e consequentemente, mais propensa a rachaduras ou alergias. 

Para quem costuma sofrer com a chegada do outono, saiba que a prevenção ainda é o melhor remédio contra os males da estação. 

Segue abaixo cinco dicas de como mantes a saúde e a beleza mesmo com a baixa dos termômetros.


  1. Mantenha os níveis de hidratação do corpo: no verão nos preocupamos muito com a hidratação, pois perdemos muito líquido. No outono não é diferente. As temperaturas são mais baixas, porém o ar está mais seco. O consumo de líquidos é essencial, principalmente água.
  2. Evite longa permanência em locais fechados: a proliferação de alguns vírus é ainda maior nessa época do ano. Locais fechados favorecem isso. É importante sempre deixar as janelas abertas e permitir que o ar se renove.
  3. Pratique a higienização a todo momento: não só durante a troca de estações, lavar as mãos deve se tornar um hábito. Estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete, de preferência, o líquido, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar.
  4. Mantenha uma alimentação balanceada: as síndromes gripais, mais comuns durante a estação, acometem principalmente crianças e idosos por conta do sistema imunológico frágil. Ter uma alimentação equilibrada com os nutrientes e vitaminas necessárias evita que o corpo fique suscetível a contaminações;
  5. Hidrate bem a pele: é comum notarmos que a pele fica mais seca com a chegada do outono. Isso pode acarretar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele. O ideal é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Banhos quentes também devem ser evitados, pois favorecem o processo de ressecamento da pele.

Tenho certeza que com estas dicas, teremos um outono sem complicações nenhuma!!!! 





quinta-feira, 18 de abril de 2013

Os mais belos buracos feitos pela Natureza!!!!

A Natureza produz buracos e cavernas no mundo inteiro... Seja lentamente ou em um colapso súbito, eles sempre são impressionantes e, em alguns casos, sua beleza os transforma em destinos turísticos. 

Postei alguns dos mais belos que eu achei..... Se eu pudesse visitaria todos!!!!

BRASIL

1. Furnas, Paraná.
Está localizado na cidade de Ponta Grossa. Conhecida como Vila Velha, a estranha formação rochosa recebeu este nome por se parecer com uma cidade antiga de pedra.
No mesmo parque de Vila Velha há a Lagoa Dourada (que ainda é bonita, mas não é mais dourada por causa do assoreamento), e as furnas. Existem quatro buracos ou furnas, dos quais apenas um deles não é fundo suficiente para alcançar a água. A furna número 1, a mais profunda tem 54 metros de altuma acima da linha da água e mais 53 metros de profundidade;


2. Gruta do Lago Azul, Bonito, MS



A caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Após uma descida de 100 metros, depara-se com um lago de águas azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.


3. Cachoeira do Ferro Doido, BA.
O nome cachoeira do Ferro Doido foi dada por garimpeiros de diamantes, porque indicava a dificuldade de se trabalhar na área devido à presenã de grandes blocos de arenito sobre o cascalho. Aparecem quatro quedas d'água, que se precipitam do alto dos 118 metros de altura, até desembocar em um imenso canyon, seguindo ao encontro com o Rio Jacuípe.



4. Abismo Anhumas, Bonito, MS.

O Abismo Anhumas é uma caverna á 23km de Bonito Mato Grosso do Sul, Brasil. O acesso é por uma fenda que existe na Rocha através de técnicas verticais em Rapel.
São 72 metros de descida vertical, até o deck sobre o lago de água cristalina. Que atinge 80m. de profundidade.




INTERNACIONAIS

1. Buraco Azul dos Dean, Bahamas.












O Dean's Blue Hole é o mais profundo buraco azul com água do mar conhecido. Sua profundidade mede 202 metros e fica em uma baia a oeste de Clarence Town, em Long Island, Bahamas.
Ele recebeu este nome porque é o sobrenome dos proprietários locais.  Nos últimos anos, se tornou um local para mergulhos.


2. Buraco Bimmah, Oman.
















Foi formado naturalmente quando o solo abaixo entrou em colapso sobre camadas mais instáveis. Existem um túnel de água subterrânea levando ao mar, 500 metros adiante, o que faz com que o buraco tenha uma mistura de água salgada e doce. 
Deve-se ter cautela ao mergulhar nele, por causa das condições de maré extremas.
Localiza-se cerca de 6 Km de Dibab, ao longo da costeira de Muscat a Sur. Atualmente há uma rodovia em construção nas proximidades.


3. Grande Buraco Azul, Belize.
















O "Great Blue Hole" fica no centro do Lighthouse Reef (Recife do Farol), um pequeno atol a 70 kim do continente. Ele tem forma circular, com mais de 300m de diâmetro e 124m de profundidade. Ele é uma parte da enorme Sistema de Reserva da Barreira de Recifes do Belize, um local que faz parte do World Heritage da UNESCO.
Podemos encontrar uma grande diversidade de peixes, como garoupas gigantes, tubarões de diversas espécies, como o galha-negra e o tubarão dos recifes carribenho.


4. Ik Kil, México.















É um conhecido buraco na Municipalidade de Tinúm, Yucatán, México. Por ser parte do Parque Arqueológico Ik Kil, fica aberto para o público nadar e também é um ponto para os muitos tours de ônibus.
Este  buraco abre-se para o céu, e possui cerca de 26 metros de profundidade. Existe uma escada que desce até uma plataforma para natação. 


5. Lago Vermelho, Croácia.
















Conhecido por suas numerosas cavernas e penhascos altos, com mais de 241 metros acima do nível da água e continuando abaixo dela, este buraco abriga um lago cárstico, ou sejam resultante da corrosão da rocha pela água. Fica perto da cidade de Imotski, na Croácia.
Tem aproximadamente 530 metros de profundidade. É o terceiro maior buraco do mundo. 


6. Zacatón, México.














Este buraco é cheio de águas termais pertencente ao Sistema Zacatón, um grupo de estruturas localizado na Municipalidade de Aldama, Tamaulipas, México. É o mais profundo buraco preenchido com água no mundo, com uma profundidade de 339 metros.
O nome Zacatón vem das ilhas flutuantes de grama zacate, que se movem pela superfície com o vento.


7. Morning Glory Pool, Wyoming, EUA.
















Uma das piscinas térmicas mais proeminentes e belas do Parque Yellowstone, ele tem a profundidade de 4 metros. O nome de "Morning Glory Pool" (Piscina Glória da Manhã) foi dado em 1880 pela sua semelhança com a flor "morning glory".
A cor deste poço é devida à população de bactérias que habitam a água. Ele correu o risco de perder suas cores quando a Estrada Grand Loop passava por perto e viajantes jogavam moedas no poço, esfriando-o, o que poderia matar as bactérias. Hoje em dia, é preciso caminhar um pouco ao londo da Bacia do Geiser Superior para chegar ao local, mas a vista vale a pena o esforço.


8. Poço Neversink, Alabama, EUA.
















O Poço Neversink é um buraco de calcário no Alabama e é um dos buracos mais fotografados do mundo, por causa de suas bordas cobertas de samambaias e cachoeiras. Tem cerca de 12 metros de largura na parte superior, e aumenta para 30 metros na parte inferior, que está a 30 metros abaixo do nível do solo. Ele é o lar de vários morcegos e várias samambaias raras e ameaçadas.


9. Chaleiras do Gigante em Rovaniemi, Finlândia.

















As Chaleiras do Gigante são um local interessante para se visitar, naquela que já é interessante por ser a "Cidade Oficial do Papai Noel". A Maior das chaleiras tem diâmetro de 5,7 a 8 metros e altura de 15,4 metros. 


10. Buraco Bala'a, Líbano.




















Este buraco fica na região norte do Líbano, tem cerca de 250 metros de profundidade. O aspecto mais fantástico dele é uma queda d'água que infiltrou e perfurou um dos seus lados, criando três pontes naturais, uma sobre a outra.


11. Grande Buraco Kimberley, África do Sul 
















É o maior buraco artificial no mundo.
Kimberley é o lar da De Beers Consolidated Diamond Mines, uma das mais ricas minas de diamante do mundo. Suas escavações começaram em 1871, quando um diamante foi encontrado em uma pequena colina chamada Colesberg Koppie. Foi aí que encontraram o famoso diamante Cullinan, que pesava 3.106 quilates quando bruto e foi cortado em 9 pedras principais e 96 pedras menores. O maior deles é o Estrela da África, de 530,20 quilates.
 





quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mal de Alzheimer...Um pouco sobre esta doença degenerativa.

O mal de Alzheimer, particularmente para mim, é uma doença que me preocupa. Seja por causa dos meus pais, que já são idosos, ou por conhecidos que eu tenho e pude ver como é uma doença que mexe com a estrutura de toda uma família e como nunca estamos preparados para tal.

O que é Mal de Alzheimer ou Alzheimer?

Pela definição da Wikipédia: " É uma doença degenerativa, atualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família."

"Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa da doença é desconhecida. Perder funções não cognitivas significa apresentar distúrbios de comportamento que vão da apatia ao isolamento e à agressividade", diz Dr. Drauzio Varella.

Causas da doença:

Existem várias teorias que procuram explicar a causa da doença, mas nenhuma delas está provada:
  1. IDADE: quanto mais avançada a idade, maior a porcentagem de idosos com demência. Aos 65 anos,   chega-se a uma estimativa de 2-3% dos idosos, e entre as idades de 85-90 anos o percentual chega a 40%.
  2. IDADE MATERNA: filhos que nasceram de mães com mais de 40 anos, podem ter mais tendência à problemas demenciais na terceira idade.
  3. HERANÇA GENÉTICA: já se aceita, mais concretamente, que seja uma doença geneticamente determinadas, não necessariamente hereditárias (transmissão entre familiares)
  4. TRAUMATISMO CRANIANO: nota-se que idosos que sofreram traumatismos cranianos mais sérios, podem futuramente desenvolver demência. Não está provado.
  5. ESCOLARIDADE: talvez uma das razões do grande crescimento das demências, nos países mais pobres. O nível de escolaridades pode influir na tendência a ter Alzheimer.
  6. TEORIA TÓXICA: principalmente pela contaminação pelo alumínio. Também nada provado.
Quais são os sintomas?


Cada paciente sofre a doença de forma única, mas existem pontos em comum.  É fato que a doença começa com a dificuldade de lembrar de coisas familiares: pessoas, coisas, eventos conhecidos, ou até com dificuldade para fazer contas simples de cabeça. Como esses são sinais comuns do envelhecimento, mesmo em pessoas saudáveis, é comum não se importar com esses sinais.

Com o avançar da doença vão aparecendo novos sintomas, como confusão mental, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória a longo prazo e o paciente começa a desligar-se da realidade.  Antes de se tornar totalmente aparente o Mal de Alzheimer vai-se desenvolvendo por um período indeterminado de tempo e pode manter-se não diagnosticado e assintomático durante anos.

Diagnóstico:

Os testes para Alzheimer incluem uma avaliação física, neurológica e psiquiátrica e um histórico médico sobre o uso de medicamentos, dieta e condições médicas do paciente. Também são realizados testes de memória, resolução de problemas lógicos e de linguagem (testes cognitivos).

O diagnóstico da doença em seus estágios iniciais tem benefícios: saber da condição com antecedência pode ajudar o paciente e sua família a planejar o futuro, enquanto a pessoa ainda pode participar nas decisões.


As primeiras habilidades perdidas são as mais complexas: manejo das finanças, planejamento de viagens, preparo de refeições. A capacidade de executar atividades mais básicas como vestir-se, cuidar da higiene ou alimentar-se, é perdida mais tardiamente.

O quadro degenerativo se estende às funções motoras: andar, subir as escadas, vestir-se, tornam-se atividades de execução cada vez mais problemáticas.

Dos primeiros sintomas ao óbito a sobrevida média é de 6 a 9 anos.

Fases da doença:

Reconhecemos quatro fases na evolução da doença, onde os idosos manifestam determinadas características comuns:

FASE INICIAL:
  • DISTRAÇÃO
  • DIFICULDADE DE LEMBRAR NOMES E PALAVRAS
  • ESQUECIMENTO CRESCENTE
  • DIFICULDADE PARA APRENDER NOVAS INFORMAÇÕES
  • DESORIENTAÇÃO EM AMBIENTES FAMILIARES
  • LAPSOS PEQUENOS, MAS NÃO CARACTERÍSTICOS DE JULGAMENTO E COMPORTAMENTO
  • REDUÇÃO DAS ATIVIDADES SOCIAIS DENTRO E FORA DE CASA
FASE MODERADA:
  • PERDA MARCANTE DA MEMÓRIA E DA ATIVIDADE COGNITIVA
  • DETERIORAÇÃO DAS HABILIDADES VERBAIS, DIMINUIÇÃO DO CONTEÚDO E DA VARIAÇÃO DA FALA
  • APRESENTA MAIS ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO: FRUSTRAÇÃO, IMPACIÊNCIA, INQUIETAÇÃO, AGRESSÃO VERBAL E FÍSICA
  • ALUCINAÇÕES E DELÍRIOS
  • INCAPACIDADE PARA CONVÍVIO SOCIAL AUTÔNOMO
  • PERDE-SE COM FACILIDADE, TENDÊNCIA A FUGIR OU PERAMBULAR PELA CASA
  • INICIA PERDA DO CONTROLE DA BEXIGA
FASE AVANÇADA:
  • A FALA TORNA-SE MONOSSILÁBICA E MAIS TARDE, DESAPARECE
  • CONTINUA DELIRANDO
  • TRANSTORNOS EMOCIONAIS E DE COMPORTAMENTO
  • PERDA DO CONTROLE DA BEXIGA E DO INTESTINO
  • PIORA DA MARCHA, TENDENDO A FICAR MAIS ASSENTADO OU NO LEITO
  • ENRIGECIMENTO DAS ARTICULAÇÕES
  • DIFICULDADE PARA ENGOLIR ALIMENTOS, EVOLUINDO PARA USO DE SONDA ENTEAL OU GASTRONOMIA (SONDA DO ESTÔMAGO) 
FASE TERMINAL:
  • COMPLETAMENTE DEPENDENTE DAS PESSOAS QUE TOMAM CONTA DELE.
  • A LINGUAGEM ESTÁ AGORA REDUZIDA A SIMPLES FRASES OU ATÉ PALAVRAS ISOLADAS. ACABANDO, EVENTUALMENTE, EM PERDA DA FALA.
  • A AGRESSIVIDADE AINDA PODE ESTAR PRESENTE.
  • A APATIA EXTREMA E O CANSAÇO SÃO RESULTADOS BASTANTE COMUNS.
  • NÃO CONSEGUEM MAIS DESEMPENHAR AS TAREFAS MAIS SIMPLES SEM AJUDA.
  • A SUA MASSA MUSCULAR E A SUA MOBILIDADE DEGENERAM-SE A TAL PONTO QUE O PACIENTE TEM DE FICAR DEITADO NUMA CAMA.
  • PERDEM A CAPACIDADE DE COMER SOZINHOS.
  • POR FIM, VEM A MORTE, QUE NORMALMENTE NÃO É CAUSADA PELO MAL DE ALZHEIMER, MAS POR OUTRO FATOR EXTERNO (PNEUMONIA, POR EXEMPLO)

TRATAMENTO:

Até o momento não dispomos de tratamentos curativos para esta doença, mas podemos administrar medicações, fisioterapia e psicoterapia que retardam a evolução e que procuram melhorar as capacidades mentais dos pacientes. O acompanhamento com profissionais especializados permite também o controle das alterações comportamentais que frequentemente perturbam o paciente e sua família.

Existem dois grupos de drogas: inibidores das colinesterases e os antagonistas dos receptores de glutamato.

Embora várias drogas estejam sendo testadas, atualmente, o tratamento mais eficaz se baseia na utilização das que inibem a ação enzimática responsável pela degradação da aceticolina (inibidores da aceticolinesterase).

A aceticolina é um neurotransmissor importante nos mecanismos de memória e aprendizagem. Na doença de Alzheimer, como consequência da degeneração dos neurônios  ocorre redução da atividade da aceticolina por ação de enzimas que a degradam. Essa perda de atividade está associado ao declínio cognitivo.

Esses medicamentos têm eficácia documentada, e estão indicados no tratamento das formas leve ou moderada, com a finalidade de ajudar os pacientes a manter a habilidade de executar as atividades de rotina por mais tempo e de preservar a capacidade de relacionar-se com os familiares e amigos.

FINALIZANDO....

Entre no site abaixo e faça um teste de memória!


FONTES:





quinta-feira, 11 de abril de 2013

O que mais te irrita no Facebook?

O site Swatband fez uma pesquisa com 1.793 usuários do Facebook, e descobriram que 52% deles usaram menos o Face por causa de atualizações irritantes de pessoas que eles seguem. Mais de um terço do grupo afirmou que já abandonou o serviço completamente por algum tempo por causa dessas atualizações de status chatas.

Confira abaixo 10 coisas que mais irritam no Facebook, de acordo com a pesquisa:

1. Dietas e exercícios.
Ninguém quer saber o quanto você correu hoje e quantos quilos perdeu nessa semana.

2. Fotos de comida.
A sua comida pode ser bonita e parecer deliciosa... mas nada justifica você fotografar todas as suas refeições e postar no Facebook. Isso é realmente chato.

3. Fazer mistério.
Se você quer dizer algo no Facebook, conte tudo ou cale-se para sempre. As pessoas detestam frases misteriosas, como "Eu não acredito no que aconteceu". Pios ainda é quando alguém pede mais detalhes e recebe como resposta: "Eu não quero falar sobre isso".

4. Solicitações de jogos.
Tudo bem você ser um agricultor ou mafiosos virtual em jogos do Face, mas nem todos seus amigos gostam disso. Por isso, nada de mandar solicitações de jogos descontroladamente.

5. Pais corujas.
É claro que seu filho é muito especial e surpreendente. Para você. O resto das pessoas não precisam saber de cada passo, palavra nova ou suspiro que ele dá.

6. Detalhes muito pessoais.
Algumas pessoas compartilham informações no Face que deveriam contar apenas para amigos muito, muito próximos.

7. Check-ins em todo o lugar.
Quer dizer que agora você está em um café? E agora no cinema? Bom para você, mas seus amigos não precisavam saber disso.

8. Spam de eventos.
Tudo bem se for seu aniversário ou uma festa realmente legal. Mas mandar dezenas de convites de eventos que provavelmente nem você vai, diariamente, para todos os seus amigos, vai te fazer uma pessoa menos amada.

9. Viciados em comentários e "likes".
Todos gostam quando têm suas atualizações de status curtidas e comentadas. Mas se você fizer isso o tempo todo com um amigo, ele vai pensar que você está o perseguindo.

10. Autopromotores.
Ok, você tem um ótimo trabalho e faz muito sucesso. Mas que tal parar de se promover pelo Facebook?





quarta-feira, 3 de abril de 2013

Esmaltes em Gel - podem causar câncer de pele?

Se você é adepta a procedimentos de beleza e faz as unhas regularmente, já deve ter ouvido falar de uma tecnologia nova, os esmaltes em gel, que duram por semanas nas unhas, sem perder o brilho.

Eles são muito práticos, secam na hora e são resistentes. Quem não amaria? O único problema é que dermatologistas alertaram recentemente que eles podem causar danos permanentes nas unhas e aumentar o risco de câncer de pele.

O Produto

A nova técnica supostamente faz com que o esmalte não enrugue, não lasque ou resseque. Os esmaltes proporcionam durabilidade de 15 a 20 dias sem perda do brilho e acabamento.

                    

O produto já é famoso e virou moda nos EUA, mas ainda é novidade no Brasil. Existem poucos lugares por aqui que oferecem o serviço, mas alguns salões em São Paulo, por exemplo, já possuem os esmaltes ( em cores limitadas ), bem como a câmera UV necessária para aplicá-los.

O procedimento de manicure é feito em partes e utiliza três camadas de um tipo especial de esmalte, de marcas como Shellac ou OPI. Cada camada é fixada na unha usando luz UV, o que os especialistas dizem que poderia ter efeitos secundários perigosos.

O esmalte em gel é fotopolimerizado e só seca em contato com a luz UV ou LED - sem isso, ele fica molhado por horas. Portanto, para usá-lo, é preciso ter um equipamento específico de secagem. A cabine de LED leva 60 segundos para secar as unhas, enquanto a UV leva três minutos.

Para retirar o esmalte, deve-se lixar a superfície da unha com uma lixa abrasiva para deixá-la porosa. Em seguida, é preciso deixar as unhas de molho em um produto para remoção de esmaltes. O específico para os esmaltes em gel leva de 15 a 20 minutos, e acetona cerca de 30 a 40 minutos. Depois desse tempo, você pode remover o esmalte em gel com a ajuda de uma espátula.

No MG Hair, um salão de São Paulo frequentado por atrizes e modelos que possui o serviço, a manicure em gel custa R$ 90,00, com produtos das marcar Fing'rs e Star Nail.                

Já a cabine UV com quatro lâmpadas, timer automático e ventilador interno para secar o esmalte custa R$ 490,00, enquanto que a de LED custa R$ 280,00. Elas podem ser encontradas em grandes perfumarias. Vale lembrar que a indicação das marcas de esmalte é que a aplicação do produto seja feita por um profissional, pois requer cuidados.

                                    

Câncer de pele e UV

Segundo o Dr. Chris Adigun, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, as lâmpadas UV danificam as células da pele da mesma maneira que câmeras de bronzeamento fazem.

"As mulheres que usam frequentemente esse produto devem considerar o risco de câncer de pele". disse o Dr. Adigun. Ele ainda aconselha as mulheres a passar protetor solar em suas mãos antes de fazer as unhas com essa técnica.

Há a preocupação adicional de que as máquinas não são reguladas, ou seja, os consumidores não sabem quanta exposição aos raios estão recebendo.

Um estudo de 2009 publicado no JAMA Dermatology revelou o caso de duas mulheres de meia idades que desenvolveram tumores nas mãos após a exposição a luzes UV para fazer a unha, por exemplo. Nenhuma delas tinhas histórico familiar de câncer de pele e só tiveram exposição moderada à luz solar, já que trabalhavam em ambientes fechados.

De acordo com o Dr. Adigun os perigos do produto são significativos e as mulheres só deveriam utilizá-los em ocasiões especiais para "diminuir as consequências do trauma químico".

Envelhecimento e problemas adicionais

Outro indesejável efeito colateral da exposição à luz UV é o envelhecimento da pele - ou seja, você pode acabar com unhas de aparência perfeita, mas mãos enrugadas.

Além disso, manicures de longa duração podem esconder quaisquer problemas nas unhas, como uma infecção ou tumor, e isso pode atrasar o diagnóstico.

"Qualquer manicure que dura um longo período de tempo não é uma boa idéia, porque você não está vendo o que está acontecendo debaixo da unha", disse o Dr. Adigun.

Por fim, usuárias frequentes de esmaltes em gel há muito tempo se queixam de que suas unhas começam a descascar e quebrar. o Dr. Adigun confirmou que o processo de fato causa afinamento e fragilidade das unhas.

Ele se referiu a um estudo que descobriu que as unhas ficam mais finas após apenas um tratamento com a técnica. Mas acrescentou que não estava claro se a fragilidade tinha sido causada por produtos químicos no esmalte ou na acetona utilizada para removê-lo. Acetona, que quebra as ligações químicas do esmalte, é muito seca e pode irritar a pele ao redor.

Um porta-voz da Creative Nail Designs, empresa por trás da Shellac, disse que a exposição à luz UV de uma lâmpada de manicure em gel não é mais perigosa do que se sentar sob uma faixa de luz.

O Dr. David Valia, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia, disse que a quantidade de energia de uma lâmpada UV durante um serviço de manicure seria aproximadamente equivalente à quantidade de exposição aos raios UV experimentada durante um dia típico de exposição em iluminação fluorescente inteiro.