terça-feira, 26 de março de 2013

Cólica do bebê!!! O que causa? E o que fazer?

Acredito que uma das maiores aflições dos pais seja a cólica do bebê.

Aquele choro, que muitas vezes, podem durar horas, nos deixam agoniados e não sabemos o que fazer.... remédio nenhum funciona.... que desespero!!!!

  shutterstock

Mas isto pode estar prestes a acabar.... Durante um estudo da University of Texas Health Science Center, cientistas declararam que a cura desta cólica  pode estar a um passo de ser descoberta. 

Afirmam que a cólica pode ser um resultado de uma inflamação causada por uma bactéria no intestino, uma única bactéria chamada Klebsiella.  

Os pesquisadores estão fazendo mais estudos para estabelecer se a bactéria poder ser controlada usando a "boa bactéria", e completaram que a cólica é o percussor para condições crônicas no intestino como síndrome do intestino sensível e doença no celíaco (relativo ao abdome).

Por volta de 75% de crianças saudáveis sofrem de cólica, e mais da metade dos infanticídios ocorrem nessa faixa etária. 

O professor Marc Rhodas explica que a bactéria Klebsiella é normalmente encontrada em bebês que têm cólica. "Nós acreditamos que a bactéria possa estar desencadeando uma reação inflamatória, inflamação no intestino que produz cólica nas crianças, e é estritamente comparado com os níveis em pacientes com a doença inflamatória de intestino". completa.

Quando o bebê começa a ter cólica?
A cólica costuma aparecer por volta de duas a três semanas após o nascimento (no caso de crianças prematuras, de duas a três semanas após a data prevista para o parto).

Os principais sintomas são:
- Tem crises de choro intenso, e é difícil de acalmá-lo;
- Ele encolhe as perninhas e arqueia as costas para trás, estica-se e se espreme enquanto chora;
- Ele solta puns quando chora;
- Você já o alimentou, verificou se não era frio ou calor, trocou a fralda e mesmo assim ele continua chorando;
- A barriga fica endurecida;
- O rosto fica avermelhado;
- As mãos ficam com os punhos fechados.
A cólica normalmente ataca no final da tarde e à noite. Em casos mais difíceis, o bebê chora a qualquer hora do dia. Pode ficar difícil de mamar quando ele está tão desconfortável.

Outras possíveis causas:
- O sistema nervoso do bebê ainda não amadureceu e fica sensível demais;
- O bebê sente dor porque tem dificuldade de expelir gases;
- Outra indicação é que o fumo durante a gravidez ou o convívio com alguém que fuma podem predispor a criança a ter cólica.

O que podemos fazer para tentar aliviar as cólicas?
Se você está amamentando, pode experimentar fazer algumas mudanças na sua alimentação para ver se o bebê chora menos. Uma regra simples é a seguinte: procure eliminar os alimentos que causam gases em você. Entre os alimentos que se imagina que possam causar cólica estão: leite, chocolate, brócolis, couve-flor, repolho, feijão, cebola e comidas apimentadas. 

Se seu bebê toma fórmulas, pode ser que ele tenha alguma alergia ou intolerância a um componente do leite artificial. O pediatra pode prescrever uma fórmula especial.

Até quando elas vão aparecer?
Esse mal-estar dura em média três meses, o tempo que o organismo do bebê vai amadurecer o mecanismo da digestão. Isso porque aos 3 meses o bebê completa um ciclo de 12 meses desde a fecundação, ou seja, 1 ano de vida, se contarmos a vida intra-uterina. É nessa fase que ele deixa de ser um recém-nascido. É por isso que no quarto mês, o cérebro e intestinos já se entendem melhor e as cólicas deixam de ocorrer.

Postei este vídeo que traz mais informações sobre a cólica e massagens que podem, não parar, mas amenizar o desconforto do bebê.




·                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário