terça-feira, 19 de março de 2013

Que geração é essa????

Afinal, quem manda em casa? Os filhos ou os pais?

Participei de uma palestra do Dr. Maurício de Souza Lima, que é médico hebiatra e Doutor em Ciências/Pediatria, e confesso que fiquei chocada com os casos que ele contou aos pais presentes.

A palestra chamava "Infância e Adolescência no Século XXI" e a impressão que eu tive foi que os valores estão invertidos... os filhos mandam e os pais obedecem!

Um dos casos que ele compartilhou foi assim: um pai chegou no consultório dele todo aflito e queria saber qual era a opinião do Dr. Maurício, porque sua filha ia fazer aniversário. Eis o diálogo entre eles:
Pai: Minha filha vai fazer aniversário e fez duas exigências: a primeira era que a festa teria que ser na nossa casa, com muito Smirnoff e a segunda não podia ter a presença de nenhum adulto.
Dr. M. O que o Sr. acha disto?
Pai: Acho um pouco cedo para isto, e o que o Sr. acha?
Dr. M. Quantos anos ela vai fazer?
Pai: 13 anos
Dr. M.: E por que o Sr. simplesmente não diz "NÃO" para ela?
Pai: Porque eu não queria que ela ficasse frustrada.
Depois desta resposta o médico não falou mais nada...                      


Eu poderia citar outros casos, mas o que eu quero dizer é que muitos pais não conseguem estabelecer limites saudáveis para seus filhos, muitas vezes estão diretamente relacionados ao sentimento de culpa. Pais que passam o dia todo trabalhando, sentem dificuldade em dizer não às vontades dos filhos. Com isso, os desejos das crianças transformam-se facilmente em leis a que os adultos da casa se submetem praticamente sem contestar. 

Confesso que não é fácil educar, mas é nosso dever. É nossa obrigação estabelecer limites saudáveis. É nossa função instruir nossos filhos em um caminho de integridade e humanidade. E a melhor maneira de conseguirmos isso é sendo um modelo a seguir. Caso você diga ao seu filho para não mentir e, ao tocar o telefone você é o primeiro a dizer: "se for para mim, diga que não estou", tudo irá por água abaixo....

Então o que devemos fazer é dizer sempre "não" aos nossos filhos o tempo todo? Claro que não! O bom senso, com muito amor, paciência, dedicação e disciplina é a receita do sucesso. Nossas atitudes, na maioria das vezes, valem mais do que as palavras.

Num dos sites que pesquisei para escrever este post, deu um exemplo que eu achei fantástico: quem já assistiu ao filme: "A Fantástica Fábrica de Chocolate"?. Nele encontramos alguns perfis infantis interessantes: O garoto guloso, a garota extremamente competitiva, que não suporta a idéia de perder; o garoto hacker que se julga mais esperto que a maioria; o garoto pobre de ótima formação moral e a menina rica, mimada e mandona. Esta menina é um ótimo exemplo de filhos que mandam nos pais: sem limites, cheios de vontade, indisciplinados, desrespeitosos e egoístas.

Tem uma cena ótima no filme, onde esta criança quer algo é diz com voz imperativa ao pai: "Pai, eu quero isso agora!", o pai por sua vez, já nervoso pela impaciência da filha, imediatamente vai realizar o desejo dela.

É o que mais acontece hoje em dia... o pai diz sempre "sim", porque é mais fácil dizer "sim" para tudo do que falar "não" e ter que aguentar as consequências  desta palavra. Os pais geralmente estão cansados, sem paciência para educar os filhos. Mas, não podemos esquecer que estas crianças vão crescer e se tornarão adultos frustrados, porque, infelizmente, vão aprender da pior maneira: com a vida. E a vida ensina mesmo!!!

Eu sou da época em que meu pai não precisava falar uma palavra se quer, bastava uma "olhada" dele e eu já sabia que estava encrencada... Minha mãe também não me batia, ela me colocava de castigo e puxava a minha orelha. Não fiquei traumatizada e espero conseguir fazer o mesmo trabalho com a minha filha.

                                      


Outro site que eu vi, dá as seguintes dicas para que nossos filhos não sejam os "chefes" da casa:

1. Não dê valor às manhas infantis. Criança chora para obter as vantagens e percebe logo a eficiência do choro assim que os adultos resolvem atender à suas exigências somente para vê-los calados. Isso é construção de um jovem sem limites!

2. Criança deve ter hora para as coisas. Hora para banho, para dormir, para acordar, para brincar e tem que aprender que isso deve ser respeitado. Crianças que são deixadas a sua própria vontade dorme quando querem, acordam quando querem e fazem perfeitos escândalos para tomar banho quando quiserem. Deixar que isso aconteça é o mesmo que treinar o filho para controlar o lar.

3. Quem manda na casa são os pais, portanto a criança deve aprender a ouvir "não" e aceitá-lo com resignação. Pais que ficam com pena da carinha de choro e tristeza que os filhos fazem quando são pequenos se arrependerão quando eles forem adultos e os maltratarem. Dizer "não" aos filhos não é sinônimo de desamor, pelo contrário. Pai que é pai, mãe que é mãe sabe a hora certa de fazer e de negar as coisas para seus filhos, pois eles devem aprender que na vida nem tudo podemos ter, e nem por isso temos o direito de invejar quem tem.

4. Nunca prometer presentes em troca de ações dos filhos. Tem gente que promete brinquedos, doces aos filhos se esses fizerem seus deveres escolares. Isso é um absurdo! Eles tem obrigação de fazer seus deveres, e se não fizerem devem perder as regalias.

5. Com relação às escolar, procure sempre ouvir sempre a versão da outra parte, lembre-se que os filhos, por melhor que sejam, são capazes de mentir e omitir para conseguirem vantagens. A escola não tem interesse nenhum em inventar coisas sobre os alunos. Ninguém vive de fantasias num ambiente escolar, a única coisa que se espera lá é condições de trabalho decente, mas alguns alunos dificultam essas condições.

Como disse Içami Tiba: "Quem Ama, Educa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário