quinta-feira, 18 de abril de 2013

Os mais belos buracos feitos pela Natureza!!!!

A Natureza produz buracos e cavernas no mundo inteiro... Seja lentamente ou em um colapso súbito, eles sempre são impressionantes e, em alguns casos, sua beleza os transforma em destinos turísticos. 

Postei alguns dos mais belos que eu achei..... Se eu pudesse visitaria todos!!!!

BRASIL

1. Furnas, Paraná.
Está localizado na cidade de Ponta Grossa. Conhecida como Vila Velha, a estranha formação rochosa recebeu este nome por se parecer com uma cidade antiga de pedra.
No mesmo parque de Vila Velha há a Lagoa Dourada (que ainda é bonita, mas não é mais dourada por causa do assoreamento), e as furnas. Existem quatro buracos ou furnas, dos quais apenas um deles não é fundo suficiente para alcançar a água. A furna número 1, a mais profunda tem 54 metros de altuma acima da linha da água e mais 53 metros de profundidade;


2. Gruta do Lago Azul, Bonito, MS



A caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Após uma descida de 100 metros, depara-se com um lago de águas azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.


3. Cachoeira do Ferro Doido, BA.
O nome cachoeira do Ferro Doido foi dada por garimpeiros de diamantes, porque indicava a dificuldade de se trabalhar na área devido à presenã de grandes blocos de arenito sobre o cascalho. Aparecem quatro quedas d'água, que se precipitam do alto dos 118 metros de altura, até desembocar em um imenso canyon, seguindo ao encontro com o Rio Jacuípe.



4. Abismo Anhumas, Bonito, MS.

O Abismo Anhumas é uma caverna á 23km de Bonito Mato Grosso do Sul, Brasil. O acesso é por uma fenda que existe na Rocha através de técnicas verticais em Rapel.
São 72 metros de descida vertical, até o deck sobre o lago de água cristalina. Que atinge 80m. de profundidade.




INTERNACIONAIS

1. Buraco Azul dos Dean, Bahamas.












O Dean's Blue Hole é o mais profundo buraco azul com água do mar conhecido. Sua profundidade mede 202 metros e fica em uma baia a oeste de Clarence Town, em Long Island, Bahamas.
Ele recebeu este nome porque é o sobrenome dos proprietários locais.  Nos últimos anos, se tornou um local para mergulhos.


2. Buraco Bimmah, Oman.
















Foi formado naturalmente quando o solo abaixo entrou em colapso sobre camadas mais instáveis. Existem um túnel de água subterrânea levando ao mar, 500 metros adiante, o que faz com que o buraco tenha uma mistura de água salgada e doce. 
Deve-se ter cautela ao mergulhar nele, por causa das condições de maré extremas.
Localiza-se cerca de 6 Km de Dibab, ao longo da costeira de Muscat a Sur. Atualmente há uma rodovia em construção nas proximidades.


3. Grande Buraco Azul, Belize.
















O "Great Blue Hole" fica no centro do Lighthouse Reef (Recife do Farol), um pequeno atol a 70 kim do continente. Ele tem forma circular, com mais de 300m de diâmetro e 124m de profundidade. Ele é uma parte da enorme Sistema de Reserva da Barreira de Recifes do Belize, um local que faz parte do World Heritage da UNESCO.
Podemos encontrar uma grande diversidade de peixes, como garoupas gigantes, tubarões de diversas espécies, como o galha-negra e o tubarão dos recifes carribenho.


4. Ik Kil, México.















É um conhecido buraco na Municipalidade de Tinúm, Yucatán, México. Por ser parte do Parque Arqueológico Ik Kil, fica aberto para o público nadar e também é um ponto para os muitos tours de ônibus.
Este  buraco abre-se para o céu, e possui cerca de 26 metros de profundidade. Existe uma escada que desce até uma plataforma para natação. 


5. Lago Vermelho, Croácia.
















Conhecido por suas numerosas cavernas e penhascos altos, com mais de 241 metros acima do nível da água e continuando abaixo dela, este buraco abriga um lago cárstico, ou sejam resultante da corrosão da rocha pela água. Fica perto da cidade de Imotski, na Croácia.
Tem aproximadamente 530 metros de profundidade. É o terceiro maior buraco do mundo. 


6. Zacatón, México.














Este buraco é cheio de águas termais pertencente ao Sistema Zacatón, um grupo de estruturas localizado na Municipalidade de Aldama, Tamaulipas, México. É o mais profundo buraco preenchido com água no mundo, com uma profundidade de 339 metros.
O nome Zacatón vem das ilhas flutuantes de grama zacate, que se movem pela superfície com o vento.


7. Morning Glory Pool, Wyoming, EUA.
















Uma das piscinas térmicas mais proeminentes e belas do Parque Yellowstone, ele tem a profundidade de 4 metros. O nome de "Morning Glory Pool" (Piscina Glória da Manhã) foi dado em 1880 pela sua semelhança com a flor "morning glory".
A cor deste poço é devida à população de bactérias que habitam a água. Ele correu o risco de perder suas cores quando a Estrada Grand Loop passava por perto e viajantes jogavam moedas no poço, esfriando-o, o que poderia matar as bactérias. Hoje em dia, é preciso caminhar um pouco ao londo da Bacia do Geiser Superior para chegar ao local, mas a vista vale a pena o esforço.


8. Poço Neversink, Alabama, EUA.
















O Poço Neversink é um buraco de calcário no Alabama e é um dos buracos mais fotografados do mundo, por causa de suas bordas cobertas de samambaias e cachoeiras. Tem cerca de 12 metros de largura na parte superior, e aumenta para 30 metros na parte inferior, que está a 30 metros abaixo do nível do solo. Ele é o lar de vários morcegos e várias samambaias raras e ameaçadas.


9. Chaleiras do Gigante em Rovaniemi, Finlândia.

















As Chaleiras do Gigante são um local interessante para se visitar, naquela que já é interessante por ser a "Cidade Oficial do Papai Noel". A Maior das chaleiras tem diâmetro de 5,7 a 8 metros e altura de 15,4 metros. 


10. Buraco Bala'a, Líbano.




















Este buraco fica na região norte do Líbano, tem cerca de 250 metros de profundidade. O aspecto mais fantástico dele é uma queda d'água que infiltrou e perfurou um dos seus lados, criando três pontes naturais, uma sobre a outra.


11. Grande Buraco Kimberley, África do Sul 
















É o maior buraco artificial no mundo.
Kimberley é o lar da De Beers Consolidated Diamond Mines, uma das mais ricas minas de diamante do mundo. Suas escavações começaram em 1871, quando um diamante foi encontrado em uma pequena colina chamada Colesberg Koppie. Foi aí que encontraram o famoso diamante Cullinan, que pesava 3.106 quilates quando bruto e foi cortado em 9 pedras principais e 96 pedras menores. O maior deles é o Estrela da África, de 530,20 quilates.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário